19º aniversário da SAFTM



O dia 10 de dezembro é bastante significativo para o mundo mertoniano. Neste dia, em 1941, o jovem Thomas Merton abandonava o mundo e ingressava na Ordem Cisterciense da Estrita Observância, no Mosteiro de Nossa Senhora do Gethsemani, Kentucky/EUA. Neste mesmo dia, no agitado ano de 1968, em Bangkok/Tailândia, chegava a termo a vida intensa deste homem intenso. Foi também neste dia de viva memória, no ano de 1996, que nascia para o Brasil a Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton, fruto da amizade entre um “amigo” e uma amiga do próprio Merton: Ir. Maria Emmanuel de Souza e Silva (1912-2002) e Waldecy Gonçalves.


O último evento do Centenário de Thomas Merton (1915-1968) aconteceu na cidade imperial de Petrópolis/RJ. Novamente o Mosteiro da Virgem abriu suas portas para acolher a SAFTM que, na oportunidade, também celebrou seus 19 anos de fundação.


Imbuídos por recordações e intensões, celebramos no último dia 10 de dezembro de 2015 a trajetória ascendente da SAFTM na companhia daquela comunidade monástica. Inicialmente, com a Celebração Eucarística presidida por Dom Abade Felipe da Silva, OSB, e concelebrada por Frei Marcus Vinícius Santos, OCD, e por Pe. Felipe, da diocese de Nova Friburgo. O canto gregoriano e a suavidade com que Dom Felipe conduziu os ritos deixou a memória dos presentes impregnada da doce ternura de Deus.


Em sua homilia, Dom Abade Felipe destacou a conexão das palavras do Profeta João Batista com a voz igualmente profética de Merton. Lembrou também que, recentemente, o Papa Francisco enfatizou em seu discurso no Congresso Americano a importância de Thomas Merton como uma das quatro personalidades que forjaram o caráter do povo estadunidense. Após a Comunhão, nas orações finais, o Celebrante invocou a benção de Deus sobre o Sr. Fernando Antônio de Souza Paiser e lhe deu posse como Coordenador Executivo da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton. Na assembleia haviam membros da SAFTM vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de Petrópolis, além de toda comunidade das monjas, de onde se via brotar a alegria pela entrega deste irmão ao serviço dos muitos amigos de Merton espalhados pelo Brasil.


É significativo recordar que há 19 anos, ainda tendo a presença de Irmã Maria Emmanuel no coro, Waldecy Gonçalves acolhia generosamente o “fardo leve e jugo suave” deste serviço. No último dia 10 de dezembro acolhemos, no mesmo ambiente, nosso 3º dirigente.


Ao final da celebração, todos tiveram a oportunidade apreciar a exposição sobre a vida e a obra do trapista, bem como testemunhos da correspondência trocada durante muitos anos entre a Irmã Emmanuel e Thomas Merton.

A calorosa recepção da comunidade monástica de Petrópolis deixou os presentes em clima de confraternização, complementado por um delicioso lanche oferecido pela Abadessa Madre Maria Auxiliadora.


A oportunidade de visitar o pequeno cemitério do mosteiro não estava previsto, deixando ainda mais felizes todos os agraciados por aquela oportunidade. No jazigo da Irmã Maria Emmanuel todos rezaram o Pai-Nosso e recordaram daquela que foi, além de amiga de Merton, sua principal tradutora em todo mundo.


Nosso agradecimento especial a toda comunidade do Mosteiro da Virgem pela calorosa recepção e por ajudar a SAFTM a encerrar o Centenário de Thomas Merton com chave de ouro.




Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Dom Felipe da Silva, OSB

Waldecy Gonçalves

Amália Ruth Borges Schmidt
Pe. Felipe (Diocese de Nova Friburgo)




Frei Marcus Vinicius Santos, OCD


Membros da SAFTM vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Petrópolis



Waldecy Gonçalves, Telva Barros, Amália Ruth e Antônio Laért





Fernando Paiser e Ir. Ana Maria, OSB










Cemitério do Mosteiro da Virgem


Pai-Nosso diante do túmulo de Ir. Maria Emmanuel de Souza Silva, OSB