Retiro 2014

FOTOS

 
 





Confira a lista dos inscritos clicando aqui!



















Neste ano, o retiro da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton será dedicado ao pensamento do seu “padroeiro.” O dia 31 de janeiro de 2015 marca o centenário do nascimento de Merton, e este ano de 2014 está sendo vivido como uma oportunidade de celebrar e re-apropriar a sua herança espiritual.


Merton era uma “multidão” – monge, poeta, ecumenista, ativista profético – com um dom único para exprimir em linguagem atraente, acessível e profunda a tradição mística cristã. Seria uma loucura tentar contê-lo no espaço de um retiro de três dias. Mas há um consenso que no seu livro “Novas Sementes da Contemplação”, Merton conseguiu tocar em todos os grandes temas dos seus escritos. Tomaremos este livro como texto base para nosso retiro, e nos debruçaremos sobre alguns assuntos mertonianos principais, tais como: o verdadeiro e o falso eu, o paradoxo da solidão e comunhão, e a grande caminhada da fé para a contemplação.


Confesso que muitos membros de nossa Sociedade são maiores eruditos em Merton do que eu. Isto torna este retiro especialmente caro para mim. Participarei como um discípulo e terei o prazer de tê-los como meus mestres e mestras.
Dom Bernardo Bonowitz, OCSO

Data e local
Fim de semana de 10, 11 e 12 de outubro de 2014

Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro, RJ

Acomodações e vagas
Acomodações individuais e em duplas em apartamentos com banheiro e com roupa de cama e banho. 

Todas as refeições incluídas
Vagas: 120 (40 individuais e 40 acomodações duplas)
 
Inscrições
Entre 15 de julho a 15
de agosto de 2014
Taxa de inscrição:

R$ 330,00 em acomodação dupla (por pessoa)
R$ 490,oo para
acomodação individual
Aplicam-se taxas de cancelamento em caso de desistência.



Horários
Recepção no Sumaré: sexta feira (dia 10) das 15h30 às 17h30min
Refeição breve na sexta feira às 18h15
Abertura e primeira conferência: 19 horas
Encerramento: domingo (dia 12) às 17h30 com a Bênção do Santíssimo




Coordenação do retiro
Antônio Laért Vieira Júnior
Cristóvão de Sousa Meneses Júnior




PREGADOR
 

Dom Bernardo Bonowitz, OCSO, é Abade do Mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo em Campo do Tenente, Paraná. Nascido em Nova York em 1949, de uma família judia, converteu-se ao catolicismo aos 19 anos. Após formar-se em letras clássicas na Universidade de Columbia, ingressou na Companhia de Jesus, onde foi ordenado sacerdote e realizou seus estudos em teologia mística na Alemanha. Em 1982, mudou-se para a Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância (Trapistas) na Abadia de São José, em Spencer, Massachusetts. Atuou como mestre de noviços de 1986 a 1996, quando foi eleito superior do mosteiro de Nossa Senhora de Novo Mundo no Brasil. Ao longo dos últimos anos tem dirigido os retiros anuais da Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton.


O LOCAL


O Centro de Estudos do Sumaré, dependência da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, fica incrustado na mata atlântica, relativamente próximo do Corcovado. O Centro é usado primordialmente para atividades da própria Arquidiocese e será ocupado pela sexta vez pela SAFTM.

A construção do Centro é compacta (prédio cinza em forma de meia lua, na foto) tendo todas as suas dependências abrigadas e interligadas entre si, com várias áreas providas de ar condicionado. Os três andares do prédio são servidos por elevador.
  • São 80 apartamentos com banheiro, duas camas, ventilador de teto e pequena varanda voltada para a mata atlântica, devidamente providos com roupa de cama e banho. Estão distribuídos em dois pisos acessíveis por amplas escadas e elevador.
  • Não há telefone e despertador nos apartamentos. Há uma campainha para despertar simultaneamente todos os participantes. Há telefones para uso dos hóspedes na recepção. Os banheiros não são providos de sabonete.
  • Auditório com 125 poltronas estofadas
  • Capela com aproximadamente 120 lugares
  • Capela do Santíssimo aberta 24 horas.
  • Refeitório com 120 lugares
O acesso ao piso principal da casa é feito por dois pequenos lances de escadas que dificultam a movimentação de cadeirantes ou participantes com bagagem volumosa ou pesada exigindo, eventualmente, ajuda de terceiros. Há um acesso alternativo, sem degraus, por uma rampa que liga o exterior do Centro com um andar inferior. 


Toda a área do Sumaré é protegida por cães de guarda no período compreendido entre as 21 horas e as 6 horas da manhã. Passeios ou caminhadas pela parte externa do Centro não devem ser empreendidas nesse período.

 
Capela

 
Entrada

 Auditório